farenzena

Em meio à pandemia da Covid-19 e a necessidade de garantir a manutenção de serviços públicos em áreas como a Saúde, a expertise dos auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda vem fazendo a diferença nas ações estratégicas do Governo do Estado. Entre as iniciativas do Fisco que têm auxiliado na tomada de decisões está o recém-criado Banco de Preços.

O sistema, desenvolvido pelos auditores fiscais da Gerência de Sistemas e Informações Tributárias (GESIT), garante o acompanhamento de preços de itens como o álcool gel, máscaras e material de limpeza. Os dados, extraídos do Bloco X e também das NF-e e que até então eram usados pela Secretaria de Estado da Administração e Defesa Civil, vêm sendo compartilhados com Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. A Fecam também teve acesso às planilhas.

“Estamos comprometidos com a sociedade catarinense, garantindo a base técnica para que o Estado continue viável economicamente e possa realizar os aportes necessários em áreas como a Saúde”, explica o presidente do Sindifisco/SC, o auditor fiscal José Antonio Farenzena. Paralelamente a inciativas como o Banco de Preços, os auditores fiscais também estão atentos ao desempenho da arrecadação, que vem sofrendo forte impacto devido a interrupção da atividade econômica e industrial durante a quarentena – atividades como o transporte público serão restabelecidas somente no final de abril. Estão em estudo uma série de medidas de suspensão de prazos, postergação ou mesmo parcelamento de impostos.

 

Via Blog do Prisco