José Barroso Tostes Neto assumirá no lugar de Marcos Cintra, demitido há uma semana. Saída de Cintra foi anunciada depois que subordinado divulgou proposta de ‘nova CPMF’.

O auditor fiscal José Barroso Tostes Neto será o novo secretário da Receita Federal. Escolhido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ele assumirá o posto deixado por Marcos Cintra, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro há pouco mais de uma semana.

Tostes, que é especialista em gestão fiscal, foi apresentado ao presidente Bolsonaro no fim da tarde de quarta-feira (18), quando a escolha foi chancelada. Depois de enfrentar resistências da corporação com a escolha de Marcos Cintra, Paulo Guedes optou por um nome da carreira, ainda que Tostes esteja afastado, ocupando atualmente o cargo de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), primeiro em Washington e agora em Brasília.

No ano passado, Tostes concorreu à lista tríplice para o cargo de secretário da Receita Federal em eleição promovida pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). Tostes não ficou entre os três da lista, que é entregue ao governo como sugestão.

Durante a campanha, em vídeo em que divulga alguns de seus posicionamentos, Tostes afirma: “Nosso sistema tributário necessita de muitos ajustes. São inúmeras distorções, desequilíbrios, ineficiências. Tornam imperativo fazer algum tipo de reforma em sua estrutura”.

Antecessor

Marcos Cintra foi demitido um dia após o secretário-adjunto da Receita, Marcelo de Sousa Silva, subordinado a Cintra, apresentar um imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

No Fórum Nacional Tributário, organizado pelo Sindifisco Nacional, ele falou sobre as alíquotas em estudo pelo governo federal do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga CPMF. Segundo interlocutores, Bolsonaro ficou “furioso” quando soube do secretário-adjunto. Essa exposição pública de uma proposta ainda em discussão foi um dos motivos da saída de Cintra.

Currículo

De acordo com o perfil de José Tostes em uma rede social, ele é engenheiro mecânico pela Universidade Federal do Pará e administrador de empresas pela Universidade da Amazônia.

Em 2009 foi diretor regional da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Economia (ESAF). De 2011 a 2015 foi secretário estadual de Fazenda do Estado do Pará, e no mesmo período presidiu o conselho de administração do Banco do Estado do Pará. Ainda segundo o perfil, Tostes deixou os dois cargos para atuar no Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte:G1