frango

Apesar de ter desempenho acima da média nacional, a economia catarinense recuou 0,25% no mês de novembro do ano passado frente a outubro conforme o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Na comparação com novembro do ano anterior o Estado cresceu 2,41% e no acumulado do ano teve alta de 2,84%, só atrás do Amazonas, que cresceu 4,10% e o Espírito Santo, 3,18%. Os dados foram divulgados pelo Observatório da Federação das Indústrias (Fiesc).

Segundo o mesmo índice do BC, a economia brasileira teve alta de 0,29% em novembro frente a outubro, avançou 1,86% na comparação com novembro de 2017 e 1,38% no acumulado do ano. O resultado anual mostra que SC mantém  desempenho acima da média brasileira.

O índice de atividade econômica é elaborado com base nas pesquisas feitas pelo IBGE sobre agropecuária, produção industrial, comércio e serviços. No mês de novembro, SC teve dois resultados positivos e dois negativos nesses indicadores. Fecharam no azul o comércio, com alta de 1,6% em relação ao mês anterior, outubro, na série com ajustes sazonais, e os serviços, também com alta de 1,6% nessa mesma comparação.

A produção industrial, por sua vez, teve retração de -0,9% em novembro frente a outubro e a agricultura não foi bem no ano. No levantamento da produção agrícola de 2018, segundo o IBGE houve uma queda de -9,9% em relação a 2017.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti