centroblumenaupatrickrodrigues 6

Santa Catarina registrou em julho alta de 0,83% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) frente ao mês anterior, na série com ajustes sazonais. O desempenho ficou levemente superior ao do Brasil, que cresceu 0,60%, acima do esperado pelo mercado.

Considerando os demais estados, SC ficou em segundo lugar na comparação com o mesmo mês do ano passado, com alta de 8,80%. Em primeiro lugar ficou o Espírito Santo que cresceu 10,35% ante julho de 2021.

O indicador, calculado pelo Banco Central, é baseado nas pesquisas do IBGE sobre as atividades agropecuárias, indústria, comércio e serviços, além de outros dados. O principal destaque de Santa Catarina em julho foi o comércio, que cresceu 12,5 frente o mês anterior, puxado pelo grupo de outros artigos de uso pessoal e doméstico, no qual estão produtos para habitação, destaca o Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de SC.

A produção industrial de SC em julho recuou 1,5% na série com ajuste frente a junho, e os serviços tiveram leve retração de 0,2% nessa mesma comparação. O cenário econômico atual é ainda de crescimento, mas está cada vez mais difícil com a alta da inflação, do dólar e dificuldades para produzir.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti