centropandiniabril 3

Pelo terceiro mês consecutivo, o Estado registrou crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) calculado pelo Banco Central. Em junho, na série com ajuste sazonal, cresceu 0,36% frente ao mês anterior após registrar alta de 0,91% em maio e 0,56% em abril. Na comparação com junho de 2020, SC registrou alta de 10,15% e nos três meses até junho cresceu 13,91% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Brasil cresceu 1,14% em junho frente a maio e 9,07 ante o mesmo mês de 2020.

O Observatório Fiesc, que faz o acompanhamento desse indicador, considerado também uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), destacou o crescimento os serviços como o principal responsável pela alta registrada em junho, na série com ajuste sazonal.

Entre os dados considerados pelo Banco Central para apurar esse índice estão as pesquisas mensais do IBGE sobre agropecuária, indústria (produção), comércio e serviços. A maior alta no mês foi registrada pelo Amazonas, 2,99%. São Paulo, que representa a maior economia do país, cresceu 0,96%.

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti