DSC_5697 (800x533)

Por Sérgio Dias Pinetti, Auditor Fiscal da Receita Estadual

Um dos maiores exemplos da dimensão dos serviços públicos prestados à sociedade catarinense é a  Rede Estadual de Ensino, que possui mais de 36 mil professores ativos, os quais atendem mais de 500 mil alunos matriculados, sendo 100% deles atendidos pelo Programa Estadual de Alimentação Escolar. Somando esses professores aos médicos, policiais civis e militares, bombeiros e agentes da Defesa Civil que garantem a continuidade e a prestação de serviços públicos de qualidade a todos os catarinenses, chegamos a uma demanda de recursos da ordem de R$ 6 bilhões anuais, somente em remuneração paga a estes servidores públicos estaduais.

A elevada qualidade dos serviços prestados à sociedade catarinense se reflete nos destaques que o Estado tem obtido na maioria dos indicadores de qualidade de vida nos últimos anos. Santa Catarina está frequentemente no pódio dos principais indicadores sociais e econômicos, como IDH, distribuição de renda, Segurança, Saúde e Educação Básica do país.

Tanto os serviços públicos essenciais quanto a melhoria contínua da qualidade de vida de todos os catarinenses só são viáveis por meio das receitas tributárias próprias do Estado e de uma Administração Tributária planejada, inteligente e bem conduzida.

Os excelentes resultados da arrecadação em Santa Catarina, que nos últimos anos tem crescido bem acima da média nacional, se deram pela contribuição direta da Administração Tributária catarinense, a mais eficiente do país. O combate à sonegação e à concorrência desleal, uma política tributária construída em parceria com as principais entidades representativas dos setores empresariais e a especialização da fiscalização por segmentos econômicos, construíram um Estado que oferece um elevado nível de segurança jurídica a quem quer investir.

A relação entre arrecadação, serviços públicos e qualidade de vida é intrínseca. Por isso um bom desempenho do Fisco é a base para a atração de novos investimentos para o Estado e a consequente geração de emprego e renda para todos os catarinenses. O Auditor Fiscal está ao lado da sociedade e a favor de Santa Catarina.

Via Jornal Notícias do Dia, edição impressa de 11//06.