dinheiro 141

De janeiro a setembro de 2021, o Governo Federal arrecadou mais de R$ 69,6 bilhões em Santa Catarina. O montante supera em R$ 23,9 bilhões (ou 52,3%) os R$ 45,7 bilhões arrecadados no mesmo período do ano passado, de acordo com dados ,divulgados pela Receita Federal.

Entre as maiores altas, estão a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), que passou de R$ 9,2 bilhões para R$ 14,8 bilhões, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), de R$ 4,3 bilhões para quase R$ 7,7 bilhões, e o Imposto sobre a Renda, que subiu de R$ 8,1 bilhões para aproximadamente R$ 12 bilhões.

Nos nove primeiros meses do ano, a arrecadação da União quase atingiu o valor total dos 12 meses de 2020, de R$ 69,7 bilhões, que já havia sido recorde. Quando se desconsidera as receitas previdenciárias, o incremento é ainda mais significativo, de 61,4%.

Os números se explicam pela forte queda em 2020 com as restrições nas atividades econômicas impostas no auge da pandemia e pela retomada forte dos diversos setores em 2021. O que se espera, entretanto, é que ocorra reciprocidade da União com Santa Catarina em investimentos.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor