arrecadacao de setembro em santa catarina cresce 10 8 1

O Sindifisco – Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina – divulgou essa semana um levantamento com base em dados do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que coloca o estado catarinense no topo do crescimento de arrecadação do ICMS entre 2013 e 2018. Enquanto o crescimento em SC foi de 53%, no país foi de 30%. Quando comparado a São Paulo, a diferença é maior. Lá o crescimento foi de 15% no período. “Em plena crise econômica nacional e, principalmente, sem aumentar impostos, Santa Catarina manteve o desempenho acima da média nacional e dos estados vizinhos. Esse resultado comprova o acerto das políticas tributárias e dos controles instituídos pelo fisco catarinense no período”, avalia o auditor Fabiano Dadam Nau, presidente do Sindifisco. Ele prevê que 2019 terá resultados ainda melhores, por conta da recuperação da economia. “Já é possível, pelo comportamento deste primeiro trimestre, afirmar que teremos recuperação plena e retornaremos aos patamares pré-crise”, completa.
Em 2018, os auditores fiscais da Receita Estadual bateram o próprio recorde de operações de fiscalização em campo, com 385 no total.