ARRECADAÇÃO

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco), José Farenzena, a atuação do fisco foi fundamental para manter em alta a arrecadação. Em Santa Catarina, os setores de bebidas, combustíveis e lubrificantes foram os principais alvos de fiscalização no ano atípico de 2020. O sistema contou com novidades no último semestre, como a implantação do modelo piloto da NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor), a produção da aplicação Malhas Fiscais e o estudo do Dispositivo Autorizador Fiscal, para controle do varejo, que deve começar a operar no início deste ano.

ECONOMIA

A arrecadação em alta é positiva para o Estado, mas não deixa de ter um sabor amargo para o empresariado que teve sérias perdas ao longo de 2020, e que contava com mais auxílio dos governos para atravessar a crise. A economia vem se recuperando em SC, apesar da continuidade da pandemia. Ainda assim, é importante que o Estado avalie um programa de socorro mais efetivo enquanto a vacina não vem.

Via DC – Coluna Dagmara Spautz – Edição impressa de fim de semana – 09 a 15/01/21