No primeiro bimestre deste ano as vendas externas catarinenses não atingiram a boa performance do ano anterior. Elas acumularam redução de 11,8% e fecharam os meses de janeiro e fevereiro com receita de US$ 1,09 bilhão. Segundo levantamento da Fiesc, o recuo reflete retração de demanda no exterior. As exportações de frango, que lideram o ranking de SC, caíram 12,6% porque houve redução de compras por parte do Japão, Reino Unido e Holanda. Os motores e geradores, exportados pela WEG, caíram 25,2% principalmente devido à queda de embarques para a Alemanha. Eles estavam na segunda posição e foram para a quarta entre os itens mais exportados. E os motocompressores da Embraco para o setor de refrigeração sofreram queda de 36,9% em função dos menores pedidos da China e dos EUA. Por isso, mudaram da terceira posição para a sexta na pauta de vendas externas do Estado.
Os dados mostraram também uma mudança no ranking dos países que mais compram de SC. Os EUA lideram, apesar de recuo de 2,6%, seguido pela Argentina, mesmo com queda de 14,5%. A China, que chegou a liderar durante alguns meses ano passado, reduziu as compras em 27,2% e ficou na terceira posição.
As importações recuaram 3,1% no bimestre e alcançaram US$ 2,63 bilhões. Os itens mais comprados lá fora são polietileno, cobre, laminados de ferro e aço.

 

Via Clic RBS – Blog Estela Benetti