282

Instituição desenvolve projeto de inserção de jovens no mercado de trabalho com aulas no contraturno escolar. Uma das disciplinas é a Educação Fiscal, ministrada por servidores da SEF
Alunos do Instituto Crescer, de Itajaí, que desenvolve um projeto de inserção dos jovens no mercado de trabalho, visitaram a Secretaria de Estado da Fazenda na manhã desta terça-feira (22). Dos 60 adolescentes atendidos pela instituição, 57, com idades entre 16 e 18anos, participaram do encontro no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, e foram recepcionados pela equipe do programa de Educação Fiscal, o coordenador Lourenço Sogabe e o assessor Eduardo de Noronha Ribeiro.
Criado há cinco anos, o projeto do Instituto Crescer dura dez meses com cada turma e oferece aulas no contraturno escolar. Uma das disciplinas abordadas durante as aulas é a Educação Fiscal, ministrada por servidores da Secretaria da Fazenda. “São todos alunos da rede pública estadual de Itajaí e nós lapidamos esses jovens para ingressarem no mercado de trabalho”, explicou a presidente do instituto, Elisabeth Bittencourt.
Durante a visita, os alunos conversaram com o assessor do gabinete da Secretaria da Fazenda, Ari José Pritsch. Auditor Fiscal da Receita Estadual há 31 anos, Pritsch relatou aos jovens a importância do trabalho de fiscalização da Fazenda Estadual para a garantia da prestação dos serviços públicos aos catarinenses.
O coordenador da Educação Fiscal, Lourenço Sogabe, lembrou que o objetivo do programa é promover a harmonia entre Estado e sociedade. “O Estado é o espelho da sociedade. Promovemos um debate com a sociedade desde o planejamento, o orçamento participativo até a arrecadação, fiscalização e destinação correta dos recursos dos impostos”, disse Sogabe. Além da Secretaria da Fazenda, os alunos visitaram a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado, ambos na Capital.
Fonte: SEFAZ-SC