O agronegócio catarinense é competitivo globalmente, responde por 67% das exportações e por cerca de 31% do PIB estadual. Isso é resultado de investimentos em produtividade, qualidade e sanidade que garantem status sanitário diferenciado e alto padrão para os produtos.

Com o objetivo de tornar mais acessíveis essas informações ao público, está sendo lançado o especial Agro de Valor, no portal NSC Total. O projeto é patrocinado pelo Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, o Icasa, e é produzido pelo Estúdio NSC Branded Content. Uma campanha sobre o especial está sendo lançada em todos os veículos da NSC.

Ficar grande?

Economista italiano me falou tempos atrás que um dos grandes problemas da economia brasileira é que as pequenas empresas não querem ficar grandes. Ele tem razão. Enquanto na Europa existem milhares de médias empresas, no Brasil, em função da diferença entre a carga tributária do Simples e a carga de empresas normais – muito mais pesada – poucas empresas almejam ser médias e grandes. Questionado sobre isso, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse que não é só tributo que pesa. Há burocracia, falta de crédito e de cultura exportadora. Sejam quais forem as causas, precisam ser enfrentadas.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti