photo

Começou nesta segunda-feira (28), a programação oficial do XVII Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), que acontece pela segunda vez em Belém-PA e este ano traz o tema Sonegação Fiscal é crime. Quem paga a conta é você.

Na oportunidade, 168 delegados sindicais de 26 estados e do Distrito Federal homologaram, por unanimidade, o regimento do evento, durante a abertura estatutária do encontro, realizada no Hotel Princesa Louçã.

O presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Manoel Isidro dos Santos Neto abriu o Congresso ressaltando a pertinência do evento para o fortalecimento da categoria e para a discussão de diretrizes que resguardem o serviço público e a sociedade de ameaças propostas por projetos que fragilizam e reduzem o Estado.

Isidro destacou também a importância da presença dos dirigentes sindicais na votação para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenafisco, bem como a participação do Fisco na deliberação e aprovação dos eixos de trabalho a serem adotados ao final do XVII Conafisco.

Na ocasião, o presidente da Junta Eleitoral, Ingon Luiz Rodrigues (Sindifisco-SC) concedeu aos candidatos a oportunidade de expor suas propostas  e defender suas candidaturas, além de explicar a todos o passo a passo do processo eleitoral, que se encerra hoje, às 15h, com expectativa de resultado até às 18h.

Charles Alcantara, candidato presidência da entidade pela chapa única “Unidos Pelos Desafios”, fez um balanço sobre as batalhas enfrentadas pela classe fiscal no decorrer de 2016 e falou sobre as expectativas para 2017.

“Apesar das divergências presentes em nossa entidade, existem questões superiores pelas quais devemos lutar, em defesa da categoria e da manutenção do serviço público. Precisamos nos esforçar e nos comprometer com a unidade, em nome do avanço da autonomia da Administração Tributária”, disse.

A programação do XVII Conafisco segue com atividades desportivas de integração até às 17h, onde serão disputadas as modalidades: Vôlei de praia; tênis de quadra e de mesa, dominó, futebol e sinuca.

Já sessão solene de abertura do Congresso acontece, a partir das 19h, na sede campestre da Assembleia Paraense, com a entrega do Prêmio Cervantes ao Deputado Federal Rubens Bueno (PPS-PR) e a palestra “Ética e sonegação no Brasil atual”, que será proferida por Leandro Karnal, Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Via SEFAZ/SC