Um total de 80 empresários e representantes de sindicatos filiados à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) participam do 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, em Brasília. O grupo será liderado pelo presidente da Federação, Glauco José Côrte, que também será um dos debatedores de painel sobre “Estratégia tributária e fiscal” ao lado do economista Marcos Luiz Mendes e do ex-secretário executivo de política econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.

Com o tema “A indústria brasileira e os próximos quatro anos”, o evento abordará os principais pontos da agenda proposta pela CNI para os próximos quatro anos de governo. Também debaterá as mudanças da competitividade da indústria brasileira e a sua inserção nos principais mercados mundiais.

Estão programados os painéis: O Brasil 2015-2018: desafios, expectativas e agenda; como garantir que a agenda da competitividade seja implementada; a produtividade nas empresas: os desafios para a gestão; estratégia tributária e fiscal; educação para inovar e competir; como integrar mais e melhor o Brasil à economia mundial; segurança jurídica: caminhos para o fortalecimento; agenda da infraestrutura 2015-2018 e propostas para avanços nas relações do trabalho.

Para o encontro estão confirmadas as presenças de Frederico Pinheiro Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer; Márcio Luiz Simões Utsch, presidente Alpargatas; Horácio Lafer Piva, membro do conselho de administração da Klabin; Luiz Eugênio de Mello, diretor global de tecnologia da Vale; Claudio de Moura Castro, assessor especial da presidência do Grupo Positivo; Marcos Sawaya Jank, diretor-executivo de assuntos corporativos da Brasil Foods; Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Barros Levenhagen, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente ABIT, além de autoridades do executivo e do legislativo federal.

Via economia SC