Auditor fiscal: protagonista da arrecadação

O chamado do mestre interrompeu a carreira de um rico arrecadador de impostos que, de partícipe duma convivência seletiva, espontaneamente alterou seu projeto de vida, partindo para um lado totalmente diverso. Optando por vida simples e no meio das multidões, tornou-se num dos mais célebres apóstolos. Fatos que se podem constatar nos relatos evangélicos. A São Mateus (21/09), contemporâneo de Cristo, dedica-se à data comemorativa dos profissionais auditores fiscais tributários que, em Santa Catarina, coube ao colega aposentado Renato Hinnig propor, na Assembleia Legislativa, quando deputado. Em seu nome, com licença do leitor, saúdo a todos os que abraçaram essa carreira de Estado.
Os livros sagrados mencionam, em diversos momentos, o sistema arrecadatório à época. Em determinado momento, o próprio filho de Deus, quando questionado a respeito de como deveria proceder entre Deus e o rei terreno, respondeu: a César o que é de César.

E tem mais
Nesta fase mercantil, para muitos instigante pelo fato de ter que partilhar o resultado do lucro com o governo, depara-se com muita reclamação, choro e até indignação. Mas nem todas com fundamentos, pois é desta forma que os governantes constituem seus fundos para então canalizá-los para a manutenção e melhoria dos sistemas de educação, saúde, segurança e infraestrutura, considerando os prioritários. Bem verdade que não basta somente arrecadar. É preciso muito mais e um conjunto de ações deve se antecipar, de maneira planejada, ao ponto de as partes, aqui subentendido a sociedade, compreenderem e sentirem seus resultados atingidos, fruto do protagonismo arrecadatório.

Contabilizando resultados
Não se pode simplesmente imputar os prejuízos financeiros a quem tem a primazia em conduzir bem os negócios da organização. O profissional da contabilidade, por vezes, é taxado como salvador da pátria ou do patrimônio, e em outros momentos poderá encontrar o caminho oposto; sendo tratado como vilão devido aos resultados inesperados. Milagres não acontecem para quem não segue as regras legais: fiscais, previdenciárias, trabalhistas, tributárias. O contador pode ser considerado o anjo da guarda da empresa quando nos seus ensinamentos, consultorias, visitas, enfim, nas formas de trabalhar. Ter a firmeza de dizer, com todas as letras, o que é permitido fazer evitando transtornos futuros. Quando as funções são desempenhadas a contento, certamente os profissionais receberão a recompensa e passarão a contabilizar os resultados. A todos esses profissionais, parabéns pelo seu dia, hoje celebrado.

Gestão administrativa
Em toda organização se espera que a gestão administrativa seja realmente profissional e que do staff aos colaboradores dos mais variados graus tenha condições de sentir que seus trabalhos tiveram resultados a comemorar. No setor público, a gestão tem o seu reconhecimento um pouco acanhado. Lamentável, mas se persiste muito no QI – Quem Indica, famoso em todos os níveis de governo, passando pelo Legislativo e atingindo até o Judiciário. Vai no apaniguado, no sobrenome, no correligionário e assim por diante ao ponto de muitos casos, “dá no que dá”: envolvimento em corrupção, desmandos, incompetências etc e tal. Mas não é isso que as escolas ensinam. De lá saem com excelente bagagem, apenas não se deve deixar que pretensos gestores corroem a si e a seus indicados ocupantes das administrações públicas e privadas, cuja data comemorativa foi em 9 de setembro. Parabéns a todos os administradores.

Refletindo
“Acredite: se depender do trabalho dos auditores fiscais, Santa Catarina será cada vez mais forte”. José Farenzena, presidente Sindifisco/SC. Uma ótima semana!

 

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual SC