304

Instituído desde 2009, através da Lei 14.662, o dia 21 de setembro é o Dia do Auditor Fiscal. A data foi escolhida em razão de comemoração ao dia de “São Mateus”. São Mateus era cobrador e arrecadador de tributos. O exercício da sua profissão exigia rígidos controles, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e sua revelação. Escriturava e auditava. Chamava-se telônio o local onde se efetivava o pagamento dos tributos e onde também se trocava moeda estrangeira – um misto de casa de câmbio e de pagamento dos tributos.
O Serviço de Fiscalização no Estado de Santa Catarina foi criado no ano de 1936, no governo do Dr. Nereu Ramos, quando houve a transferência do imposto sobre vendas mercantis, do Governo Federal, para os estados, com a designação de impostos de vendas e consignação, até esta época feito pelo Tesouro, quando a partir de 1947 deixou de ser uma simples secção de Sub-Diretoria da Receita do Tesouro, passando a fazer parte da Fazenda, possuindo independência, através do serviço próprio em zonas fiscais comandadas por inspetores.
Como todas as mudanças foram vistas melhorias. Os fiscais que antes faziam o trabalho a pé, passaram a contar com frota motorizada, sendo vistos também em muitos lugares como uma das maiores e mais respeitadas autoridades.
O Sindifisco parabeniza todos colegas pelo seu dia!