“Fisco e contribuintes não estão em lados opostos, são elos da mesma corrente”, destacou o secretário Almir Gorges

O secretário da Fazenda, Almir Gorges, participou nesta quarta-feira, 5, da abertura do workshop “Novas Práticas no Combate à Sonegação Fiscal”, em Florianópolis. Ele ressaltou que “fisco e contribuintes não estão em lados opostos, são elos da mesma corrente. Quando as duas partes descobrirem isso, nós seremos mais fortes e justos”. O evento realizado na sede do Sindifisco, em Florianópolis, reúne cerca de 100 auditores fiscais de 14 Estados até sexta-feira para a troca de experiências sobre a utilização de novas tecnologias no combate à sonegação de impostos.

Para o secretário adjunto, Renato Lacerda, a tecnologia é útil na otimização dos trabalhos. “Para alcançar cada vez mais contribuintes e diminuir a distância, é necessário investir em tecnologia. Em SC já trabalhamos há bastante tempo com serviços digitais, o nosso Sistema de Administração Tributária, o SAT, por exemplo, é referência nacional”, afirmou. O diretor de Administração Tributária, Ari Pritsch que também acompanhou a abertura do encontro, reforçou: “A sociedade exige cada vez mais recursos e respostas ágeis da administração tributária. Em momento de crise buscamos soluções que exigem ousadia, e ousar é pensar em novas práticas e novos modelos”.

Concorrência Leal – a operação que monitora desde 2012 as empresas do Simples Nacional, foi um dos destaques do primeiro dia do evento. Coordenador da ação, o auditor Luiz Carlos Feitoza destacou a parceria da Fazenda com as entidades contábeis e representativas de contribuintes. “A sociedade catarinense abraçou a Concorrência Leal. Não há surpresas, trabalhamos em conjunto com os contribuintes. Para a próxima etapa, as entidades promoveram uma rodada de cursos aos contadores em todo o Estado”, destacou. A 3ª edição, que será lançada em julho, apurou pendências em 26 mil contribuintes a partir do cruzamento de uma série de dados de diferentes fontes. Desde o início da Concorrência Leal, o crescimento da arrecadação do Estado de SC com os contribuintes do regime foi de 54%. A operação processa em sua malha mais de 190 mil empresas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
595ce336d09a7