farenzena

Em meio a tantos malefícios trazidos pela pandemia da Covid19, precisamos valorizar as atitudes positivas que ajudam a amenizá-los. Além do trabalho louvável de quem está nos serviços essenciais na ponta, muitos se dedicam nos bastidores para garantir que os gestores tenham segurança nas tomadas de decisões. São servidores públicos que respondem por questões técnicas indispensáveis para que a teoria se torne prática. Destaco nesse universo o trabalho daqueles que vêm garantindo a base para que o Estado continue viável economicamente: os auditores fiscais.

Em momentos de crise, esses profissionais altamente especializados são demandados por diferentes Poderes e órgãos externos ao Governo. Se, de um lado, o distanciamento social coloca em risco a arrecadação, de outro, possibilita aplicar esse conhecimento em serviços de diversas áreas. A expertise do Fisco possibilita, por exemplo, na análise do impacto dos decretos editados pelo Governo do Estado na economia. Além do acompanhamento diário da movimentação econômica, são feitos contatos com empresas para entender as dificuldades.

Defesa Civil, Ministério Público, Procon, Fecam Secretaria da Administração e Tribunal de Contas são beneficiados pelo Banco de Preços, sistema desenvolvido pelos auditores fiscais para análise de preços médios e fornecedores, que permite subsidiar processos de compra e acompanhar preços de itens como álcool em gel e máscaras, entre muitos outros.

Também a Polícia Militar tem contado com nossa parceria no acompanhamento das ações de interdição e restrição, assim como a Procuradoria Geral, que contou com subsídio técnico fiscal para a suspensão do pagamento da dívida estadual junto à União.

Para o Fisco catarinense é uma honra poder auxiliar nessas ações. Em paralelo, esses mesmos profissionais, por meio de seu sindicato, adquiriram e entregaram mil cestas básicas (cerca de 23 toneladas de alimentos e itens de higiene) a famílias carentes em todo o Estado.

Sobrevivemos a diversas crises no passado e temos convicção de que o povo catarinense, destacado por sua resiliência, superará esse desafio com união e trabalho de quem pode em favor de quem mais precisa.

Por José Antonio Farenzena, presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda de SC

Artigo publicado na edição do Jornal Notícias do Dia de 22/04/20