carteira de trabalho nsc 1 0

Dados são referentes ao último trimestre de 2021 e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE

Santa Catarina voltou a registrar queda na taxa de desemprego. O índice passou de 5,3% no terceiro trimestre de 2021 para 4,3% no trimestre encerrado em dezembro, que teve os dados divulgados nesta quinta-feira (24) pelo IBGE. Com isso, o Estado manteve o menor indicador de desemprego do país. 

No momento de mais restrições econômicas por causa da pandemia de Covid-19, o segundo trimestre de 2020, a taxa de desemprego de SC chegou a 6,9%. No Brasil, a taxa registrada no último trimestre do ano passado foi de 11,1% – mais que o dobro do percentual de SC.

Os dados do IBGE também indicam que o Estado tem o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada: 87,9%. Nacionalmente, essa taxa é de 73,5%.

— Santa Catarina tem hoje a sua menor taxa de desemprego em muitos anos. Isso é fruto da resiliência do setor produtivo e da segurança jurídica para se investir aqui. O Governo do Estado tem atuado lado a lado com os empreendedores, especialmente nesse período de pandemia — afirmou o governador Carlos Moisés, em material de divulgação do Estado.

O levantamento também apontou que SC tem a menor taxa de informalidade no mercado de trabalho. O indicador é considerado importante por assegurar o direito dos trabalhadores e mais segurança a investidores.

Em números, a queda na taxa de desemprego representa um aumento de 230 mil pessoas na população ocupada em SC.

* Com informações da assessoria de imprensa do governo de SC

Via Diário Catarinense