59f6c2f9 adf0 45b0 99bd f2553a89455f

Sindifisco/SC participa do 19º Conafisco

O presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, participa nesta semana na Bahia do 19º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco). O tema do evento deste ano, promovido pela Fenafisco em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), é “Tributação, Justiça Social e Inovação – Por um país menos desigual”.

Durante o encontro, que contou com a participação de servidores fiscais tributários de todo o país, os participantes puderam debater assuntos relevantes para a carreira com doutores de todas as áreas, possibilitando a troca de experiências entre Universidades, Estado e a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). A palestra de abertura do Congresso teve como tema os “Desafios da Fiscalização Tributária Subnacional – possibilidade de reforma do sistema tributário”, e foi apresentada por Guilherme Mello, Prof. Dr. da Unicamp, Décio Padilha, Presidente do COMSEFAZ e Secretário de Fazenda de Pernambuco e Igor Rocha, economista chefe da Fiesp.

“É muito importante participar de eventos que abordem temas como a necessidade da criação de um novo pacto federativo, reforma tributária e redução da regressividade tributária”, afirma Farenzena. O presidente reforçou ainda o protagonismo do fisco brasileiro na apresentação de propostas de melhorias no sistema tributário.

Nesta terça-feira também foi realizada a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenafisco. O Congresso, que teve início no domingo, dia 6, e tem programação confirmada até esta quinta-feira (10), engloba o 8º Encontro Nacional de Aposentandos, Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital (Enape).

Já na quarta-feira (9), a Fenafisco lançou o Atlas da Dívida Ativa, que mostra o crescimento de 45% nas inscrições de empresas e pessoas físicas na divida ativa dos Estados. A entidade também divulgou o levantamento “Barões da Dívida dos Estados”, que reúne as mil empresas com os maiores débitos inscritos nas 20 unidades da Federação que apresentam estas informações.

Assessoria de Comunicação Sindifisco