projeto olodum 1

Inaugurada nesta quarta-feira (14), biblioteca recebeu cerca de 70 obras literárias em mais uma ação social do Sindicato

O Sindifisco/SC realizou a doação de mais de 70 livros para a biblioteca da Escola Olodum Sul, inaugurada nesta quarta-feira (14), em Florianópolis. As obras são de autores negros ou que falam da história e cultura afro. “Esta é mais uma importante ação social realizada pelo Sindicato e acredito que gestos como esse são essenciais para resgatar o sentimento de gratidão e fé na humanidade. Somos todos um e estar nesta inauguração com nossos irmãos do Olodum Sul me enche de emoção”, disse a diretora de Projetos Especiais e Ações Sociais, Rosimeire Celestino Rosa, que também esteve acompanhada dos filiados e fiscais Júlio César Narciso e Thiago Carvalho.

Durante a solenidade de abertura do espaço literário, o presidente do Instituto Liberdade (gestor da Escola Olodum Sul), Marcos Caneta, destacou a importância da escola para o resgate e preservação da cultura negra. “A Escola do Olodum é a primeira experiência de identidade afrodescendente no Sul do País, uma escola para todas etnias, mas sempre buscando a identidade negra. É uma escola pan-africana, a grande porta de SC para combater o racismo – essa escola é um quilombo, tudo que acontece aqui é gratuito. Uma escola emancipativa de negros para gerar diferença para o futuro.”

A nova biblioteca leva o nome de Alzemiro Lídio Vieira pelo seu legado deixado ao mundo da arte e à cultura afro. Nascido em 1943, em São José, foi poeta, escritor, cantor, ator de teatro, artista plástico ceramista e membro da Academia Josefense de Letras. Todas as obras literárias do acervo serão de autores negros ou que contemplem o universo afro. A Escola Olodum Sul é a primeira fora da Bahia e já atende mais de 200 crianças, jovens e adultos de 17 comunidades carentes da Capital.

Projetos sociais – O Sindifisco/SC também tem apoiado outras ações sociais, como os projetos Mochila Solidária e Voluntários do Bem, que todo início do ano garantem a entrega de materiais escolares a estudantes de comunidades carentes da região da Grande Florianópolis. O Sindicato ainda ajuda, desde 2013, o Projeto Integrar com a doação periódica de livros selecionados pela Universidade Federal de Santa Catarina para o vestibular.

projeto olodum 6 projeto olodum 5 projeto olodum 4 projeto olodum 2projeto olodum 3

Assessoria de Comunicação Sindifisco