dsc 5237

O Presidente do Sindifisco Achilles Silva e o Diretor de Comunicação José Farenzena receberam na tarde de ontem, no Sindifisco, a visita do coordenador do Projeto Integrar, Luiz Botega. Durante a visita, Luiz fez uma breve atualização sobre as ações do projeto e relatou a importância da contribuição do Sindifisco para o seu andamento.
A principal bandeira do projeto é acreditar que a educação tem um papel imprescindível na transformação do ser humano e, consequentemente, da sociedade. Os estudantes do Integrar são, em sua grande maioria, formados em escolas públicas e que talvez não tivessem a oportunidade de cursar um pré vestibular para ingressar na faculdade. É um Projeto formado por educadores totalmente voluntários e tem estrutura autônoma.

O projeto existe desde agosto de 2011 e recebe o apoio do sindicato desde 2013.

Integrado ao Projeto Integrar está a Gestão Estudantil Universitária – GESTUS, grupo de trabalho, dentro do Projeto de Educação Comunitária Integrar, que tem como objetivo orientar e auxiliar os estudantes do Projeto aprovados nas universidades, oferecendo o suporte para sua permanência dentro dela. É uma organização que luta para que o estudante consiga terminar sua graduação frente às adversidades por que passa.
Com este intuito o Gestus criou o “Madrinhas e Padrinhos”, onde estudantes podem ser apadrinhados por pessoas da sociedade civil que tem interesse em ajudar de alguma maneira, colaborando assim para a formação destes alunos.

Na oportunidade da visita, Luiz também realizou a devolução dos livros doados pelo Sindifisco no ano anterior, que foram utilizados para o vestibular do último semestre. Um exemplar de cada livro fica disponível na biblioteca do Sindifisco, à disposição dos filiados, e o restante é doado novamente para biblioteca comunitária da AFFESC, que a bastante tempo participa do movimento literário Freguesia do Livro.

Conheça mais sobre o projeto Integrar e o GESTUS acessando o site: http://www.projetointegrar.org/

Seja um padrinho você também. Acesse: http://www.projetointegrar.org/gestus/madrinhas-e-padrinhos/