3edf6211 325e 4bf6 9106 a78fdd5d9899

Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC) participaram, nesta quinta-feira (23), do workshop “Design Thinking e a resolução de problemas complexos”. O curso, promovido pelo Sindifisco/SC em parceria com a Diretoria de Administração Tributária da SEF/SC, foi ministrado pela professora Maria Augusta Orofino.

O objetivo do workshop foi auxiliar no desenvolvimento do mindset, fazendo com que os participantes estejam preparados para atuar como exploradores do novo e possam identificar formas para a tomada de decisão na resolução de problemas de maneira prática no dia a dia. Além disso, o curso ajuda a ampliar a participação das pessoas na identificação de soluções inovadoras.

Entre os tópicos da aula expositiva e dialogada com experiências práticas de prototipagem e entrevistas de campo, foram abordados temas como o design thinking – o ser humano como centro, definição do problema, pesquisa etnográfica, ideação – busca de soluções para entrega e elaboração dos protótipos.

“Todos os dias nos deparamos com situações complexas de resolver, e o Design Thinking é uma ferramenta que auxilia a pensar em resoluções de maneiras diferentes”, afirmou o presidente do Sindifisco/SC, José Antônio Farenzena, durante a abertura do evento que contou com 27 participantes.

O treinamento foi realizado em período integral no auditório do Sindicato, em Florianópolis.

Metodologia – A trilha de aprendizagem é baseada na Heutagogia, que permite entender a verdadeira natureza da aprendizagem como um fenômeno complexo, rico, auto-organizado e de adaptação contínua, pautada pela motivação e a disposição do aprendiz em querer se envolver de forma ativa no processo de aprendizagem.

Na Heutagogia, o papel do tutor é o de atuar como um guia, de forma análoga à função de uma bússola: ela não controla, nem determina o percurso a ser trilhado, apenas indica um norte. A escolha, a estratégia e o desenho da jornada de aprendizagem é feita pelo aprendiz. E nisso é possível ter ampla liberdade para conjugar todo tipo de recurso ou experiência que seja relevante.

 

23.06.22 1 23.06.22 2 23.06.22 3 23.06.22 4 23.06.22 5 23.06.22 6 23.06.22 7 23.06.22 8 23.06.22 9

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SINDIFISCO