Santa Catarina encerrou abril com retração de -2,6% no volume de serviços frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, mas cresceu 4% no acumulado do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgada nesta terça-feira. Frente a abril do ano passado, o setor cresceu 2,8% e no acumulado de 12 meses avançou 11,3%.

Impactado pela inflação, o grupo de serviços que mais está sofrendo no Estado, segundo a pesquisa, é o de profissionais, administrativos e complementares, que envolve uma ampla gama de trabalhos, desde zeladoria, finanças, carreiras especializadas e locação, entre outros. No acumulado do ano, esse grupo teve retração de -19,5% e nos últimos 12 meses caiu -5,7%, sendo o único com resultado negativo no período anualizado.

O grupo de serviços às famílias, que inclui hotéis e restaurantes, cresceu 28,7% no ano, informação e comunicação 3,8%, transportes e correios 7,9% e o grupo de outros serviços cresceu 8,7%.

A atividade turística, que ainda se recupera da pandemia, foi destaque positivo em Santa Catarina no mês de abril. Cresceu, em volume, 7,1% frente ao mês anterior, março, avançou 80,3% na comparação com o mesmo mês de 2021, teve alta de 44,2% no acumulado de janeiro a abril e cresceu 41,1% nos últimos 12 meses.

Via NSCTotal – coluna Estela Benetti