centro floripa foto diorgenes pandini 11

Em ritmo de recuperação após o impacto negativo da pandemia, o setor de serviços, em volume, alcançou crescimento acumulado de 17% em Santa Catarina até agosto frente ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, o setor cresceu 0,4%. Esses dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Nessa passagem de um mês para outro, o setor registrou a quinta alta consecutiva em volume, apurou o instituto.

Ainda segundo o IBGE, em agosto, o setor de serviços superou em 14,3% a média de fevereiro de 2020. Esse resultado ficou bem acima da média nacional que alcançou 4,6%. De acordo com o levantamento do IBGE, o principal destaque foi o grupo de serviços às famílias – hotéis e restaurantes – no qual o volume cresceu 35% em agosto frente ao mesmo mês do ano passado.

O volume de atividades turísticas, também pesquisado pelo IBGE, teve queda de 1,6% em agosto frente ao mês anterior, quando teve alta expressiva. A média nacional do setor foi alta de 4,6% no mês. Apesar disso, esse é ainda um setor que não voltou ao patamar pré-pandemia.

Outros dois setores econômicos pesquisados pelo IBGE mensalmente tiveram desempenhos diferentes. A produção industrial mensal cresceu 1,9% em agosto frente a julho, após uma série de seis meses de recuo. Mas o volume de comércio no mesmo mês, recuou 10,1% em agosto frente a julho, na série com ajustes. Entre os motivos estão a inflação alta e a falta de alguns produtos no mercado.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti