O volume de serviços em Santa Catarina, no mês de fevereiro, cresceu 3,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, mas teve recuo de 0,6% frente ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

No acumulado dos últimos 12 meses, o setor cresceu 2,5% em volume, com variações de resultados positivos e negativos, o que é reflexo do baixo crescimento do país, à espera da reforma da Previdência. 

Quem puxou a alta em fevereiro frente ao mesmo mês do ano passado foram os transportes e correios, que cresceram 10,9%, seguidos por serviços de informação e comunicação, com alta de 4,7%.

Os serviços às famílias (alojamento e alimentação) recuaram 9% e os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram queda de 6%.

No Brasil, o volume de serviços cresceu 3,8% frente a fevereiro do ano passado e teve queda de 0,4% frente ao mês anterior. A maior alta na comparação com 2018 foi obtida pelo Estado de Tocantins, 13,4% e o maior recuo, de 17,3% ocorreu no Acre. SC ficou em 11º lugar entre os que mais cresceram.

Apesar de a economia do Estado ter um desempenho melhor do que a média, os serviços ainda não retomaram crescimento consistente desde a recessão de 2015 e 2016.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti