capturar 23

Ainda que o patamar do início do ano passado não tenha sido alcançado, o mercado de trabalho em 2022 teve melhor desempenho em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Pelos dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Economia, foram abertas 2.650 vagas no mês passado na cidade. No acumulado do ano, são 4,2 mil novos empregos neste ano – no mesmo período do ano passado, estava perto de 4,7 mil vagas criadas.

Em 2022, há outra diferença no desempenho no mercado de trabalho em relação ao ano passado, além da queda na geração de vagas: agora, os serviços estão liderando. O setor abriu 3 mil vagas no primeiro bimestre do ano. No começo do ano passado, a indústria ficou na frente, com 2,3 mil novos empregos. Agora em 2022, o setor foi responsável pela abertura de quase 900 postos de trabalho.

Com a reação em fevereiro, Joinville entrou no grupo das dez cidades do País com maior geração de empregos no primeiro bimestre do ano. A cidade de Santa Catarina ocupa o nono lugar. O município do Norte lidera no Estado na criação de vagas no acumulado de janeiro e fevereiro, seguido por Blumenau.

Via NSCTotal – Coluna Saavedra