O setor de serviços de Santa Catarina fechou abril com crescimento de 4% frente ao mesmo mês do ano passado, alta de 1,4% na comparação com março – considerando ajuste sazonal – e, no período de janeiro a abril, teve queda de 0,1%, uma variação que pode ser considerada um empate técnico.

s dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Vale observar que esta alta frente ao mesmo mês de 2017 é a segunda do setor desde junho de 2015, quando começou a apresentar uma série de resultados negativos devido à recessão, interrompida somente em dezembro do ano passado com uma alta de 4,1% frente ao mesmo mês de 2016. Chama a atenção que, nos dois casos, os resultados frente aos meses imediatamente anteriores vinham crescendo há dois meses. No caso atual, houve alta de 0,9% em fevereiro, 0,4% em março e 1,4% em abril.

O turismo, que também tem uma pesquisa específica do IBGE, é um segmento dos serviços que tem apresentado desempenho acima da média nacional em Santa Catarina desde o ano passado. Em abril, cresceu 10,5% frente ao mesmo mês de 2017, avançou 2,7% frente ao mês anterior e, de janeiro a abril deste ano, cresceu 4,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na avaliação do economista Paulo Zoldan, da diretoria de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado da Fazenda, o bom desempenho da produção industrial e do varejo do Estado desde o fim de 2016 está se refletindo na retomada dos serviços agora.

– A produção industrial de Santa Catarina, nos últimos 12 meses encerrados em abril, cresceu 5,8%. O varejo do Estado, na mesma comparação anualizada, cresceu 12,7%, a maior alta do país. Isso está ajudando na retomada do setor de serviços, que é mais disperso na economia e depende de outros setores – explica Zoldan.

Em abril, os serviços prestados às famílias, como hospedagem e alimentação, cresceram 9,5% em volume frente ao mesmo mês do ano passado, um pouco melhor que em março, quando avançaram 8,2%. Os transportes tiveram um salto de 17,3% em abril e a categoria Outros serviços cresceu 0,9%.

Os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 4,7%, menor que as de meses anteriores, e a categoria de Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares recuou 8,5% no mês.

Apesar da elevada queda, essa categoria está melhor que no mês anterior, quando recuou 14,8%, e que a média dos últimos 12 meses, que acumulou retração de 9,9%.

Peso no PIB O economista Paulo Zoldan, da equipe de planejamento e orçamento da Fazenda do Estado, observa que os serviços têm o maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Junto com o comércio, respondem por 66% do PIB catarinense. Desse total de pontos percentuais, 18,4% vem do comércio, 13,6% do setor público e 10,7% do mercado imobiliário. Pela última análise sobre PIB, a agropecuária respondia por 6% e a indústria, 27,8%, sendo 21% indústria de transformação.

Dados parecidos As últimas pesquisas sobre serviços mostram que os números de Santa Catarina estão mais parecidos com a média nacional. Em abril, o setor cresceu no país 2,2% frente ao mesmo mês de 2017, avançou 1% em relação ao mês imediatamente anterior e teve queda de 0,6% no acumulado de janeiro a abril.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti