aeroportofacialfotopandini 0

O volume de serviços em Santa Catarina fechou agosto com crescimento de 3,4% em relação ao mês anterior na série com ajuste sazonal, de acordo com a pesquisa mensal do IBGE. O resultado ficou acima da média nacional, que teve alta de 2,9% na mesma comparação. Esse foi o segundo melhor desempenho de SC no ano, atrás apenas da alta de 5,1% em junho, e o melhor desde 2011 para o mês de agosto, segundo a série da pesquisa. O fundo do poço foi em abril quando o setor derreteu com queda de 21,8% frente ao mês anterior. Dos oito primeiros meses do ano, apenas três foram positivos. 

Comércio de SC cresce 1,6% em agosto; itens para casa puxam alta

Na comparação com agosto do ano passado, o volume de serviços, no Estado, teve queda de 4%, na média acumulada do ano recuou 7,9% e nos últimos 12 meses caiu 5,6%. A média nacional foi uma queda de 10% frente a agosto do ano passado, redução de 9% no ano e de 5,3% em 12 meses.

O principal destaque positivo de Santa Catarina em agosto foi nos serviços profissionais, administrativos e complementares, que subiram 20,7% frente ao mesmo mês do ano passado e, no ano, é a única com resultado positivo (1,1%). Nessa mesma comparação, os transportes recuaram 2,3%, os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 7,9%, o grupo de outros serviços caiu -0,9% e os serviços para as famílias recuaram 34,5% frente ao mesmo mês de 2019.

As atividades turísticas de Santa Catarina cresceram 16,3% em agosto frente a julho e na comparação com o mesmo mês do ano passado tiveram queda de 40,4%. No acumulado do ano, o turismo catarinense recuou 32,3% e mesmo assim foi o segundo melhor resultado do país. A média nacional ficou em -38,8%.

Como muitas atividades dependem da aproximação de pessoas, os serviços são os mais afetados pela pandemia. Alguns setores como educação e eventos estão parados desde o início da crise e outros estão funcionando parcialmente, como hotéis e restaurantes. É em função dessa restrição ao setor hoteleiro e de restaurantes o recuo de 34% no Estado em serviços para as famílias

A atividade plena desse setor que responde pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado – junto com o comércio representa 67% da riqueza gerada em SC – só vai voltar com a vacina contra o novo coronavírus, esperada para ser ministrada em série a partir de março do ano que vem.

Vi NSCTotal – Coluna Estela Benetti