aduanadionisiocerqueiradivulgacao 5

Com a redução da pandemia em função das vacinas, há uma aceleração de reaberturas de fronteiras pelo mundo. Atendendo pleitos de Santa Catarina, o senador Jorginho Mello (PL-SC) solicitou ao ministro do Turismo, Gilson Machado, uma avaliação para suspender as restrições à entrada de visitantes estrangeiros por via terrestre no Brasil. O pleito é feito em conjunto com a coordenadora da Embratur para o Sul do Brasil, Júlia Zanatta.

A proibição de entrada de visitantes por via terrestre consta na Portaria nº 658, de 5 de outubro de 2021, do governo federal, que remete às limitações impostas a estrangeiros em fevereiro de 2020, quando chegou a Covid-19 no país. O ministro prometeu ao senador fazer uma reunião técnica com representantes dos ministérios da Saúde, Infraestrutura e Justiça. Para Santa Catarina, já existe uma autorização de entrada de visitantes do Paraguai. O que o setor turístico deseja é que argentinos e uruguaios também possam entrar no Estado, diante da proximidade do verão.

– Às vésperas da alta temporada, é um golpe à indústria do turismo do nosso Estado, que ainda tenta se recuperar do impacto negativo da pandemia. Nós recebemos muitos visitantes argentinos e uruguaios, famílias inteiras que vêm de ônibus e carro para curtir as nossas belezas e ajudar a girar a economia. Manter isso é um contrassenso – argumenta Jorginho Mello.

Apesar da série de liberações entre países, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está tomando essas decisões com cautela. O país ainda tem limitações para entrada também por mar e por ar. Isso porque a vacinação precisa avançar mais no país e boa parte dos países está com um percentual de pessoas vacinadas menor que o do Brasil.

A alternativa do governo brasileiro pode ser uma solução semelhante a dos Estados Unidos, liberar para vacinados e para menores de 18 anos não vacinados. O setor hoteleiro catarinensenão espera que venham muitos visitantes do Mercosul no próximo verão. Isso porque a Argentina, o maior país, continua enfrentando crise econômica, com inflação perto 50% ao ano.

O presidente da federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, Estanislau Bresolin, diz que as reservas de hotéis por argentinos ainda não estão acontecendo e que esse será um verão com turistas brasileiros, principalmente. Os estrangeiros não terão percentual significativo.

Fora das crises, os argentinos já responderam por mais de 30% da ocupação hoteleira das praias de Florianópolis. Apesar da baixa expectativa, o setor gostaria que o governo federal liberasse as fronteiras logo para que interessados possam adquirir pacotes de viagem.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti