A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará as contas da Previdência Social foi instalada ontem no Senado Federal. Os trabalhos serão presididos por Paulo Paim (PT-RS), que conseguiu as assinaturas de 62 dos 81 senadores para a criação da CPI, e a relatoria ficará por conta do senador Hélio José (PMDB-DF). O grupo de sete senadores titulares e cinco suplentes terá 120 dias, prorrogáveis por mais 120, para esclarecer quais são as receitas e despesas do sistema, se existe ou não deficit da Previdência e apurar eventuais desvios de recursos.

As atividades da comissão, que se reunirá todas as terças-feiras, não afetarão o andamento da reforma do sistema previdenciário, que deve ser votada na Câmara dos Deputados ainda em maio, segundo estimativas do governo. Para garantir a aprovação, o relator da matéria na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), planeja fazer uma nova rodada de conversas com as bancadas. “Voltarei a discutir o tema quantas vezes forem necessárias”, disse ele, na manhã de ontem.

Além de conversar com parlamentares, Arthur Maia pretende criar um canal direto para esclarecer dúvidas da população sobre a reforma. “Será como um 0800, um canal para que as pessoas possam telefonar ou mandar e-mails para tirar dúvidas a respeito de problemas específicos de cada um”, explicou. A iniciativa, segundo ele, “contribuirá enormemente” com a aceitação da proposta. “Pelos corredores da Casa, ouço muitas perguntas que demonstram que ainda há um desconhecimento muito grande sobre esse texto”, observou.

 

Via Correio Braziliense