seminario

No intuito de propiciar um espaço de reflexão sobre educação financeira, o Sindifisco convida seus filiados a participar do Seminário “HISTÓRIAS DE VIDA E TRAJETÓRIA SOCIOECONÔMICA: a relação com o dinheiro”,

O Seminário será realizado no formato presencial, conforme especificamos abaixo, com o objetivo de explorar os seguintes temas:

• A relação do sujeito com seus bens/dinheiro;
  • O lugar e a importância – no âmbito familiar – dos bens/valores materiais, aquisições, formação de patrimônio e herança, assunção de dívida, investimentos;
  • Os cenários repetitivos – trajetória do sujeito e de gerações anteriores;
  • Os mecanismos de defesa individuais e coletivos frente às possibilidades e dificuldades na relação com bens/dinheiro; resistências mobilizadas;
  • As contradições e ambiguidades na experimentação psicológica de ganhar, gastar, economizar, endividar-se, correr riscos e investir; o valor social/a autoestima;
  • As repercussões psicológicas e sociais dos polos opostos: investidor ou endividado?

Objetivos:

• Proporcionar condições aos participantes para refletir acerca da sua relação com o dinheiro e formação de patrimônio, a partir do resgate de sua historicidade (presente, passado e futuro): a trajetória socioeconômica, a carreira, o momento atual e as perspectivas para o futuro;
  • Analisar a influência do contexto sócio-histórico, do grupo familiar e da cultura na trajetória socioeconômica e profissional, na ascensão social e nas escolhas realizadas;
  • Promover a discussão acerca da relação entre projetos coletivos e individuais, bem como das perspectivas a partir do resgate de situações familiares passadas e atuais.

Metodologia:

Utilizada a abordagem da Psicossociologia, na perspectiva da corrente francesa, com exercícios práticos de resgate da trajetória socioeconômica e profissional, projeto parental, árvore genealógica e contexto psicossocial em que os sujeitos desenvolveram sua carreira e demais relações (familiares, sociais, econômico-financeiras etc.).

Conteúdos:

A partir da abordagem teórico-metodológica da Psicossociologia, trataremos do tema Histórias de vida e trajetória socioeconômica: a relação com o dinheiro, a partir das seguintes questões:

• Presente: Significado e valor atribuído ao trabalho; ascensão ou declínio social em relação às gerações anteriores; a experiência do trabalho remoto (com a pandemia de COVID), economizar e/ou gastar; a desintegração das fronteiras entre espaços doméstico e laboral; relações familiares fortalecidas ou esgarçadas? Participação em grupos sociais; situação econômico-financeira, condições de saúde em sua integralidade (mental, física e social), atividades de lazer e de desenvolvimento; intelectualidade e outros interesses.
  • Passado: Trajetória histórica e socioeconômica em seus determinantes cultural, social, histórico e político, bem como sua influência nos aspectos psicológicos (constituição da personalidade e processo de escolhas).
  • Futuro: Desafios e possibilidades nos contextos atuais e futuros (cenários possíveis), estilos de vida e projetos; tomada de decisão: limites e oportunidades; relação com o projeto de ser (o individual inserido no projeto coletivo).

Ministrante:

Professora Vera Regina Roesler, Doutora em Psicologia pela UFSC. – Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6919439811497203.

Local:

Affesc – Sala VIP que se manterá arejada durante o curso

Rod. José Carlos Daux, 19063 – Canasvieiras, Florianópolis – SC, 88052-000

Data:

10, 11 e 12 de novembro

Carga horária:

18 horas, distribuídas em três dias consecutivos:

1º. dia – das 14 às 19 h.;

2º. dia – das 8h30 às 18 h;

3º. dia – das 8h30 às 13 h.

Haverá intervalos para almoço e lanches.

Participantes:

Filiados do Sindifisco.

12 vagas

Corona-vírus:

Os participantes deverão estar totalmente imunizados contra o Covid-19 e seguir as recomendações do Estado para conter a contaminação e a propagação do vírus: manter distância segura, usar máscara de tecido e soluções antissépticas (água e sabão, álcool gel) para lavagem de mãos.

Hospedagem:

Os participantes terão a possibilidade de hospedagem na AFFESC pelos seguintes custos:

Associados Affesc – possuem condições especiais para hospedagem – Vide com secretaria.

Associados Sindifisco – valor de R$ 60,00/dia.

* Este curso terá pagamento de diária aos filiados de fora de Florianópolis para custear hospedagem.

* Alimentação será fornecida pelo Sindifisco.

Inscrições pelo telefone: (48) 99981 0651 – ou email sindifisco@sindifisco.org.br.