Passado o Carnaval, a batalha do governo para aprovar a reforma da Previdência será sem trégua de agora em diante. Duas agendas marcam essa nova etapa do processo de convencimento junto a parlamentares pelo voto favorável ao projeto que cria, entre outras coisas, a idade mínima para aposentadoria e procura igualar sistemas de previdenciários da iniciativa privada e do setor público.

Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, se reúne com os secretários da Fazenda dos Estados, quando apresentará proposta que ajudará a minorar os problemas financeiros dos Estados, em especial na questão dos seus próprios déficits previdenciários. Renato Lacerda, de Santa Catarina resume: 

— vamos ouvir a proposta que virá, e apresentar os números ao governador. Queremos ter tratamento diferenciado porque já fizemos nossa própria reforma previdenciária com a criação da SCPREV. No Estado, os servidores recolhem 14% dos salários; os outros Estados cobram 11%.

Momento político

Ultrapassado este momento da discussão entre os técnicos, o tema voltará a ser rediscutido no fórum decisório do campo político: na segunda-feira, dia 19, o encontro de Maia será com os governadores. Destes encontros deverá surgir a criação de um fundo com recursos bilionários capaz de socorrer as finanças públicas estaduais. O que Brasília deseja com esta cartada é ter empenho redobrado dos governantes no trabalho de convencimento dos deputados para a causa.  Até o momento, é absolutamente improvável o governo obter os 308 votos necessários.

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz