196

Solenidade no teatro Pedro Ivo em Florianópolis marca aniversário da segunda instituição mais antiga do Estado de Santa Catarina
A Secretaria de Estado da Fazenda, responsável pela arrecadação e aplicação dos recursos públicos estaduais, completa 175 anos nesta quarta-feira (21). Para comemorar, será realizado um evento simbólico no teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis. Criada em 21 de março de 1837, com o nome de Provedoria da Província de Santa Catarina, a Fazenda Estadual é a segunda instituição mais antiga do Governo do Estado, atrás apenas da Polícia Militar.
Nesses quase dois séculos de história, a entidade recebeu diferentes nomes. A partir da denominação deSecretaria de Estado da Fazenda em 1918,teve 47 secretários e um corpo de servidores públicos que transformou a instituição em referência nacional, especialmente na questão da modernização fazendária, que aproxima os contribuintes e o Estado na arrecadação e fiscalização dos tributos, mas principalmente na correta aplicação do dinheiro público.
“A Fazenda Estadual se orgulha em trabalhar para que cada centavo do contribuinte seja bem utilizado, garantindo os investimentos demandados pela sociedade catarinense. Nosso papel é buscar sempre os melhores caminhos e ações para aperfeiçoar a arrecadação, mas também garantir a correta aplicação dos recursos públicos em favor dos cidadãos”, afirma o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.
Durante o evento, será lançado o livro”Da Provedoria da Província à Secretaria de Estado da Fazenda”, comemorativo aos 175 anos da Secretaria e escrito pelo analista da receita Edson Murilo Prazeres. Servidor da Fazenda há30 anos, Prazeres passou os últimos dez coletando material, fotos e documentos antigos, além de depoimentos de pessoas que passaram pela instituição ao longo dos anos.
“Foi uma pesquisa difícil, mas, o resultado é gratificante. O que vale realmente é a preservação da memória da instituição, num momento em que temos notícias de arquivos públicos sendo perdidos, como é o caso do Arquivo Histórico de Florianópolis e do Arquivo Público da Bahia, o que considero bastante grave”, ressalta Edson Prazeres.
Novo portal e exposição
A solenidade inclui também o lançamento do novo portal da Fazenda. Concebido para facilitar o acesso dos cidadãos e contribuintes aos serviços prestados pela instituição, o site oferece uma visão institucional da Fazenda por meio de informações, vídeos e fotografias; área completa de notícias com interação às redes sociais; além de relatórios e indicadores que proporcionam mais transparência aos atos da administração pública.
Haverá ainda homenagem aos servidores e ex-secretários da Fazenda de Santa Catarina e a abertura da exposição “Secretaria de Estado da Fazenda – 175 anos de uma instituição”, destacando imagens e documentos que fizeram parte da história do órgão.A exposição, também organizada pelo servidor Edson Prazeres com apoio dos técnicos da Fundação Catarinense de Cultura e do Arquivo Público do Estado, ficará aberta à visitação até o fim do mês de março no hall do Centro Administrativo.
Fonte: SEF/SC