sde

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) lançou nesta quinta-feira, 11, o documento Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros – Edição de 2021, que detalha os pilares e os indicadores do Estado na avaliação, recentemente divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Santa Catarina foi reconhecida com o Destaque Internacional do Prêmio de Competitividade e conquistou a vice-liderança pelo quinto ano consecutivo.

O documento apresenta 86 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos que são considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. Os indicadores são apresentados com a nota, que varia de 0 a 100, e a colocação de Santa Catarina em comparação com outros estados.

Destaques do Estado

Santa Catarina ocupa a 1ª posição nos pilares de Segurança Pública e na Sustentabilidade Social, bem como a 2ª colocação nos de Educação e Eficiência da Máquina Pública. E ainda a 3ª em Inovação e Infraestrutura. O Estado conquistou também posições no pilar de Sustentabilidade Ambiental (+4).

“Quando observado a nota geral do ranking, o Estado avançou de 79,5 na edição 2020 para 80,7 na edição atual, enquanto o 1º colocado, São Paulo, perdeu competitividade, passando de 86,4 pontos para 84,9 pontos”, explica o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Para Zoldan, os sistemas de rankings possuem grande potencial para alavancar a eficácia e a eficiência das políticas públicas, fornecendo um mapeamento dos fatores de competitividade e de fragilidade das políticas públicas em cada Estado.

:: Acesse o documento completo aqui

Sobre o Ranking de Competitividade

Ranking de Competitividade dos Estados é a primeira iniciativa do país a avaliar entes subnacionais do país a partir da adequação dos indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e suas metas, bem como critérios ESG (environmental, social and governance) chancelados pela União Europeia.

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. O CLP trabalha por um Estado que seja eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública. O Ranking de Competitividade dos Estados é apoiado pela B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, com suporte nas pesquisas técnicas da Tendências, uma das maiores consultorias econômicas do Brasil.

Via Governo do Estado de SC