Com destino para a China, o Porto de Imbituba embarcou quinta-feira uma carga de 89,5 mil toneladas de minério de ferro. O volume é recorde para o terminal na categoria granel sólido. O navio que leva o produto é o Niki, de bandeira liberiana, com 235 metros de comprimento e 40 de largura.

O embarque de grande quantidade de ferro foi realizado pela MDFertil do grupo Sul Gesso, de Imbituba. E o ferro também era do município: subproduto de uma unidade produtiva da extinta Indústria Carbonífera Catarinense (ICC). Isso significa que o terminal não está se tornando nova rota de exportação de ferro do país vinda de outra região do Brasil por cabotagem ou por rodovia.

O presidente da SCPar Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, observa que o terminal tem características que o diferenciam, como o fácil acesso e ampla bacia de evolução. Também conta com flexibilidade operacional para movimentar diferentes cargas com rapidez e baixo tempo de espera de navios.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti