tupysalmoduartebd 8

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou crescimento de 3,4% em agosto frente ao mês anterior, a maior alta entre os 13 estados pesquisados. Na comparação com agosto do ano passado, SC registrou crescimento de 0,6%, o primeiro resultado positivo mensal ante o ano anterior desde o início da pandemia, em março, que impôs cinco meses de desempenho negativo em relação a 2019.

Os dados, apurados pelo Observatório da Indústria, da Fiesc, junto ao BC mostram a evolução da recuperação da economia catarinense, impactada pela pandemia. A média brasileira do mesmo indicador, o IBC-Br registrou crescimento de 1,1% em agosto frente a julho e queda de 2,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, Santa Catarina teve retração de 3,8% e a média brasileira foi um recuo maior, de 5,3%.

Para calcular o indicador, o Banco Central considera o nível de atividades da agropecuária, indústria, comércio e serviços. De acordo com os economistas do Observatório, a indústria do estado está contribuindo para a melhora do indicador porque alcançou maior nível de produção desde junho. A produção industrial de agosto frente ao mês anterior cresceu 6%, segundo a pesquisa do IBGE.

Outros setores econômicos também geraram impacto positivo. O agronegócio registra desempenho acima da média com produção e exportação em alta, mais o impacto do real desvalorizado. Segundo o IBGE, o comércio de SC cresceu 1,6% em agosto frente ao mês anterior e os serviços tiveram alta de 3,4% nessa mesma comparação.

Depois de SC, que ficou em primeiro lugar no IBCR em agosto frente ao mês anterior, o segundo melhor desempenho foi do Paraná, com alta de 2,1%, seguido pelo Ceará (1,8%) e Rio Grande do Sul (1,3%). A economia paulista, maior do Brasil, cresceu 0,8%.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti