Foto TCE aberta site
Uma das demandas mais aguardadas nos últimos anos pelo Instituto de Previdência estadual, que consiste na integração do sistema SigRH, utilizado pelo Poder Executivo, com o sistema Sfinge, adotado pelo Tribunal de Contas do estado, pode se tornar realidade. A boa notícia foi anunciada durante reunião realizada na tarde da última terça-feira, 17/10, no gabinete do presidente do Tribunal de Contas, Luiz Eduardo Cherem, com a presença do secretário de Administração, Milton Martini, do secretário Da Casa Civil, Nelson Serpa e do presidente do Iprev, Roberto Faustino, além de diretores e técnicos das instituições.
De acordo com o presidente do Iprev, além de reduzir radicalmente o tempo entre o envio dos processos de aposentadoria ao TCE e a posterior homologação dos mesmos, a integração dos sistemas dará grande impulso ao trabalho de compensação previdenciária. Roberto Faustino explica que um processo só pode ser analisado acerca do potencial compensatório junto ao INSS, se o mesmo já foi homologado pelo TCE. “Quanto mais processos homologados, maior é a possibilidade de gerarmos novos recursos para o Tesouro, por meio da compensação”, destaca.
Faustino considera que a primeira e fundamental ação executada em prol dessa união de esforços foi a criação da campanha interna denominada “Dinheiro Novo Comprev”, uma estratégia de gestão que visa mobilizar os servidores do Iprev a atuarem no processo de compensação previdenciária paralelamente as funções de rotina. “Criamos um sistema de capacitação, realocamos servidores e logo de início alcançamos bons resultados”, afirma.
A mobilização interna e o potencial de retorno financeiro motivaram a apresentação do projeto aos secretários da Casa Civil e Administração, despertando o interesse do Executivo. A partir daí foram realizadas algumas reuniões entre diretores e técnicos do Iprev e TCE, para estudar a viabilidade de integração dos sistemas. Superadas todas as etapas técnicas, o assunto teve desfecho na última reunião, com a presença de secretários de Estado e do presidente do TCE, Luiz Eduardo Cherem, que inclusive anunciou a criação de força-tarefa para homologação dos processos do Iprev, ao passo em que aumentar o volume de recebimento.

Autarquia recebe nove servidores

O diretor de Administração, Ademir Matos, revela outra grande conquista anunciada na mesma reunião pelo secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e pelo secretário de Administração, Milton Martini. Serão disponibilizados nove servidores da Administração para atuar no Instituto de Previdência, outra antiga reivindicação da Autarquia, devido à considerável redução do quadro de servidores.

Matos explica que a inclusão de mais servidores na execução do projeto de compensação e no envio dos processos de aposentadoria ao TCE, após a integração dos sistemas, representa uma condição imprescindível para se alcançar os resultados almejados. “A complexidade dos trâmites requer mais servidores dedicados a esses trabalhos, por isso, a vinda de novos colaboradores nos dá condições de alcançarmos resultados expressivos”, conclui. A reunião contou também com o suporte técnico da servidora do Iprev, Andrea de Vasconcelos Pinto.

Via Iprev