Expectativa é poupar cerca de R$ 20 milhões em despesas futuras

A entrega dos certificados à primeira turma do curso de Gerenciamento de Processos de Negócio foi marcada pelo grande entusiasmo manifestado tanto pelos alunos quanto por organizadores e autoridades. Ao passo em que o Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev) avança no processo de modernização de suas operações, as secretarias estaduais da Fazenda e de Administração focam no sucesso do projeto-piloto desenvolvido na autarquia, com o objetivo de replicá-lo a todos os setores da administração estadual.

O Iprev vive grande expectativa diante do potencial de resultados que podem ser alcançados a partir da reformulação de suas operações. Os primeiros estudos supervisionados pelo Escritório de Processos estimam que o desenvolvimento de uma nova metodologia de trabalho pode gerar uma economia de cerca de R$ 20 milhões em despesas futuras com a aquisição de programas e manutenção de infraestrutura. E ainda simplificar e reduzir consideravelmente o tempo de atendimento aos aposentados e pensionistas.

O presidente Roberto Faustino (IPREV) destaca que o interesse do instituto pelo tema surgiu em 2016, quando se constatou que o quadro funcional já deficitário apresentava número expressivo de servidores próximos de se aposentar. Foi então que surgiu a ideia de solucionar o problema por meio do aprimoramento das rotinas. “Depois de meses buscando uma alternativa financeiramente viável para desenvolver o projeto, finalmente conseguimos dar o primeiro passo rumo à modernização do Iprev”, relata.

Já na Secretaria da Fazenda, a ideia surgiu no ano de 2015, quando o então secretário-adjunto Almir Gorges criou o programa “Estado na Medida” e lançou o desafio de qualificar e modernizar a gestão pública de Santa Catarina. De acordo com o atual secretário-adjunto da Fazenda, Renato Lacerda, ao desenvolver o processo de gerenciamento de processos dentro da Fazenda, o Escritório de Processos adquiriu a expertise necessária para replicar a ação em outros órgãos do Governo. “Na Secretaria da Fazenda já alcançamos avanços importantes, diminuindo estruturas físicas e fortalecendo os processos digitais”.

Lacerda considera natural a recente transferência do Escritório de Processos para a Secretaria de Administração. Embora a ideia de se estabelecer uma nova cultura de processos no governo estadual tenha nascido e se desenvolvido dentro da Fazenda, cabe à Administração conduzir a estratégia dentro da estrutura. O secretário de Administração, Milton Martini, recebe de braços abertos o projeto e defende investimentos na modernização para oferecer serviços de qualidade aos cidadãos. “O objetivo é ter um Estado mais eficiente e enxuto. Precisamos investir sempre na melhoria da qualidade do gasto público”, enfatiza Martini.

ESTADO NA MEDIDA – Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda com o apoio da Secretaria de Estado da Administração, o programa Estado na Medida foi instituído pelo Decreto 188/2015 com uma meta ousada: identificar processos que poderiam ser revistos ou mesmo automatizados e estabelecer o número ideal de servidores na administração estadual.

Para viabilizar o levantamento das informações, a capacitação e implantação de um novo modelo, foi criado o Escritório de Gestão de Processos do Poder Executivo Estadual (EPROC-SC), que está vinculado à Secretaria de Estado da Administração e hoje é o responsável pela realização dos cursos de “Gerenciamento de Processos de Negócio” –  o objetivo é levar a capacitação aos agentes públicos de todo o Estado no segundo semestre de 2017.

*Com informações da assessoria de comunicação do Iprev

Via SEFAZ/SC