brasilia 10

Falta reciprocidade da União com Santa Catarina até no orçamento secreto. O Estado é o 21° na lista das unidades da federação que mais receberam recursos para o Fundo Nacional de Saúde (FNS) do controverso sistema de liberação de emendas e que está suspenso por decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do STF veio após a aprovação em primeiro turno da PEC dos precatórios e o governo ter liberado cerca de R$ 1 bilhão em emendas na véspera da votação.

Em levantamento feito pelo consultor e administrador de empresas Adriano Ribeiro, Santa Catarina é o que menos recebe para o FNS da região Sul e só está na frente do Espírito Santo, Sergipe, Tocantins, Roraima, Acre e Distrito Federal.

Dos R$ 82.092.174,00 de emendas da relatoria, no chamado orçamento secreto, para o FNS em Santa Catarina em 2021, R$ 49.318.697,00 já foram pagos. O Fundo Nacional de Saúde reserva recursos para atenção primária (prefeituras) e especializada nos estados e municípios (hospitais).Na distribuição dos recursos para SC, os parlamentares destinaram 80% para a atenção básica nas prefeituras e 20% para média e alta complexidade (hospitais).Não ter prestígio no orçamento da União não é novidade para Santa Catarina. Em setembro, a coluna informou, com exclusividade, que a peça orçamentária encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional previa 67 novos investimentos pelo país, mas nenhum deles em Santa Catarina.Ao todo, R$ 997 milhões estavam previstos para serem investidos em obras novas pelo Brasil. E, ao contrário de pleitear o que tem direito, Santa Catarina fez um movimento inverso: doou R$ 465 milhões para obras em rodovias federais sem nenhuma contrapartida da União.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor