porto de itajai marcos porto 1 7 4

Cresce em Santa Catarina a visão de que participar do comércio exterior garante maior competitividade para as empresas. Levantamento feito pelo Observatório Fiesc, da federação das indústrias do Estado, apurou que 800 empresas catarinenses estrearam no mercado internacional como exportadoras no ano passado e 1.249, como importadoras. Considerando que uma parte das que estavam atuando no exterior não fez negócios lá fora, o saldo final foi um acréscimo de 9% no número de exportadoras, e de 17,8% no de importadoras.

Assim, SC fechou 2021 com 2.754 empresas exportadoras e 4.147 importadoras. Aumentar a internacionalização da indústria do Estado é prioridade no plano de gestão do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Para a presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante, esse crescimento no número de empresas exportadoras e importadoras resulta principalmente do trabalho da entidade com formação e informação sobre o tema. A Fiesc participa de duas iniciativas com esse objetivo.

Uma delas é o programa de internacionalização on-line da entidade, o International Competitiveness (Intercomp), com ações de capacitação e rodadas de negociações internacionais. O esforço é para incluir, principalmente médias e pequenas empresas, no mercado externo.

Além disso, a Fiesc é parceira do Sebrae-SC no programa Go To Market, que oferece um curso de internacionalização para empresas, com aulas semanais e palestras com especialistas. Essa é a segunda edição do programa, que já conseguiu inserir diversas pequenas empresas no mercado externo. A liderança desse projeto é compartilhada por Maria Teresa Bustamante e o executivo do Sebrae, Filipe Galotti.