Santa Catarina registra três meses consecutivos de crescimento na produção industrial

No mês de junho, a produção industrial catarinense registrou crescimento de 0,2% ante o mês de maio, o que significou a terceira expansão consecutiva na análise mensal, desconsiderando os efeitos sazonais. Na média do país, houve retração de 0,4% no mesmo período, após quatro altas seguidas.

Produção industrial do mês de junhoEm relação ao primeiro semestre do ano, a atividade industrial catarinense registrou recuo de 5,4%, frente ao mesmo período de 2021. O contexto inflacionário global, com origens tanto na demanda como na oferta, limitou o crescimento econômico para o ano de 2022.

Os choques de oferta, causados sobretudo pelo conflito no Leste Europeu, pela desaceleração da economia chinesa e pelo aumento do protecionismo mundial em países produtores de commodities agrícolas, impactaram as condições financeiras em países desenvolvidos e também nas economias em desenvolvimento.

Apesar disso, a indústria catarinense vem mantendo sua produção em nível superior ao patamar pré-pandemia na grande parte do ano. Atualmente, registra um volume de produção 5,2% superior à fevereiro de 2020.

Nível de produção da indústria geralO setor de Produtos alimentícios é um dos principais incentivadores desse movimento, registrando a maior expansão produtiva nos primeiros seis meses do ano. Aproveitando-se do ambiente global com fornecimento reduzido em commodities agrícolas, o estado ampliou suas vendas internacionais no setor, sobretudo em Carnes de aves e Conservas de carne.

O desempenho positivo do setor também se refletiu na geração de novos empregos. Nos primeiros seis meses do ano, foram abertas mais de 2,4 mil novas vagas formais na atividade em Santa Catarina.

Outra atividade que se recuperou ao longo do ano foi a de Fabricação de produtos de metal, que encerrou o semestre com estabilidade. A atividade também se beneficiou da maior demanda externa, bem como pelo crescimento nacional do setor da Construção.

Variação da produção na indústria de Santa Catarina e BrasilEmbora a atividade industrial tenha apresentado recuo no primeiro semestre deste ano, na comparação com 2021, o estado registrou recordes históricos no comércio internacional, além de ampliar sua inserção externa no ano de 2022.

Acesse o boletim na íntegra abaixo.