Embora os consumidores catarinenses venham mostrando alguma resistência para contrair dívidas de maior prazo, isso não ocorre no caso da aquisição de veículos novos. Os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que foram vendidas no Estado 14,9 mil unidades em julho, alta de 18,76% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 6,61% em relação ao mês anterior, junho. No acumulado do ano, o mercado catarinense registrou um total de 102.129 emplacamentos, crescimento de 21,44% frente aos mesmos meses do ano passado.

Com relação ao segmento de automóveis e comerciais leves, responsável por 70% do mercado, foram vendidas 10.653 unidades em julho, alta de 7,83% frente ao mesmo mês do ano passado e de 17,56% em relação aos sete primeiros meses de 2017.

No mês, foram adquiridas 650 unidades de ônibus e caminhões. No acumulado do ano, foram 4.034 veículos desse segmento de maior valor, incremento de 52,98% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram comercializados também, de janeiro a julho, 18.346 motocicletas, 3.087 implementos rodoviários e 5.155 outros veículos.

No país, a recuperação no mercado de veículos continuou. Nos sete primeiros meses do ano, foram vendidas 1,99 milhão de unidades, o que corresponde a uma expansão de 12,81% frente ao mesmo período de 2017. Para os próximos meses, a expectativa é de que as vendas do setor continuem crescendo porque os últimos meses do ano são sempre melhores, especialmente em dezembro, quando muitos trabalhadores usam o 13º salário para trocar de carro. Nesse período, o país já conhecerá o novo (a) presidente da República, o que pode motivar um resultado ainda maior caso o mercado aprove suas propostas para a economia.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti