16305884221850

Em agosto, a arrecadação de Santa Catarina atingiu a marca inédita de R$ 3,6 bilhões, o que representa aumento de 44,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os setores que puxaram a alta, destaque para a indústria têxtil, com alta de 107,7%.

Somente em ICMS, o Estado arrecadou R$ 2,9 bilhões. “Este novo recorde tem relação direta com a atividade fiscal, com os controles e o envolvimento de todo o corpo técnico do Fisco, que também está atento ao contribuinte que tem impostos a pagar”, analisa o presidente do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco), José Antônio Farenzena.

O desempenho também é atribuído ao Programa de Recuperação Fiscal (Prefis), encerrado em 31 de agosto.

Farenzena explica que a receita tributária vem crescendo em nível superior aos outros estados das regiões Sul e Sudeste. “Temos uma economia diversificada, tivemos o realinhamento de preços e mantemos uma filosofia no Fisco de SC que é orientar antes de penalizar. Toda vez que a economia reage aqui ou cresce, e que empregos são gerados, a renda dos trabalhadores aumenta, isso reflete na arrecadação tributária”, acrescenta.

Crescimento por setor:

Têxteis: 107,7%