Entre janeiro e junho deste ano, Santa Catarina abriu o equivalente a 11% de todas as empresas do país. Foram 109.904 novas empresas no primeiro semestre e, com isso, o Estado tem hoje mais de um milhão de empresas, ocupando a sexta posição entre as unidades da federação com mais empresas ativas e também a sexta posição entre as unidades da federação que mais abriram empresas em 2022. Os dados foram apresentados pelo Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia, que traz um balanço do setor empresarial no país.

No que diz respeito à natureza jurídica das empresas em Santa Catarina, o empresário individual predomina, com 86.593 novas empresas deste tipo abertas nos seis primeiros meses de 2022 e 621 mil empresas desta natureza no total em todo o Estado catarinense. Outro dado do levantamento informa que o tempo médio de abertura de uma nova empresa na região
é de um dia e sete horas.

Nos seis primeiros meses de 2022, Santa Catarina registrou o fechamento de 41.408 empresas. Com isso, o saldo do primeiro semestre de 2022 ficou positivo em 68.496 novas empresas no estado.

Via Coluna Mercado – Edição impressa ND 14/07/22