O salário mínimo no Brasil deveria ser de R$ 6.527, segundo levantamento do Dieese  (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que considera valores relacionados com a cesta básica. Mesmo com a queda geral da inflação registrada em junho em Florianópolis, uma família de quatro pessoas precisaria de RS 6.527 para conseguir viver. O valor do salário mínimo atual é de RS 1.212. Já o custo da cesta básica de alimentos aumentou em junho em nove das 17 capitais onde o Dieese realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. Entre maio e junho, as maiores altas ocorreram no Nordeste, nas cidades de Fortaleza (4,54%), Natal (4,33%) e João Pessoa (3,36%). Oito cidades apresentaram reduções, sendo que as mais expressivas foram Porto Alegre (-1,90%), Curitiba (-1,74%) e Florianópolis (-1,51%). Mesmo assim, Florianópolis ocupa o segundo lugar entre as capitais com a cesta básica mais cara, perdendo só para São Paulo.

Via NDmais – Coluna Mercado – Edição impressa 07/07/22