Colombo quer assinar ordem de serviço do binário do Vila Nova
O governador Raimundo Colombo afirmou que irá à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro de duas semanas, assim que voltar de viagem à Ásia, para onde embarca hoje, para assinar o financiamento de R$ 40 milhões para obras viárias de grande porte em Joinville. Ele prometeu lançar até o dia 15 a ordem de serviço para as obras do binário do Vila Nova. Esta é a segunda promessa desde o começo do ano. Em março, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, declarou que as obras iniciariam dentro de 20 dias, o que não ocorreu por entraves burocráticos.
O fato de o processo do financiamento ter deixado a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta semana e retornado para análises do BNDES foi comemorado por Colombo, pelo prefeito Carlito Merss e por deputados presentes em cerimônia na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), ontem, como sinal de que o empréstimo está perto de ser liberado. O financiamento será o maior da história de Joinville para obras viárias e é aguardado há pelo menos dez anos.
O assunto acabou dominando a vinda do governador à cidade e ofuscou a assinatura do empréstimo de R$ 10,7 milhões entre a Agência de Fomento do Estado (Badesc) e Prefeitura para o asfaltamento de 21 ruas de barro por onde passam ônibus, o principal motivo da vinda de Colombo à cidade. Na cerimônia, o governador lembrou, ainda, da licitação de uma empresa para elaboração do projeto de reforma do centro cirúrgico e das alas A, B, C do Hospital Hans Dieter Schmidt, assinada ontem à tarde. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro, também presente no evento, a previsão é de que o projeto fique pronto este ano e que a reforma comece em março do ano que vem. Ela deve levar um ano e meio para ficar pronta e custar em torno de R$ 5 milhões.
Raimundo Colombo confirmou, ainda, o repasse de R$ 1 milhão à Defesa Civil de Joinville. A verba já tinha havia prometida pelo governador, mas por entraves para liberação de recurso federal, segundo ele, o governo do Estado optou por retirar o recurso do Fundo Social. O secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, e prefeitos da região também acompanharam a cerimônia. No início da noite, o grupo seguiu à Câmara, onde Colombo participou da entrega do título de cidadão honorário ao padre Renato dos Santos.
R$ 40 MILHÕES DO BNDES
Investimentos para melhorar a segurança
Em entrevista após a cerimônia, o governador Raimundo Colombo reconheceu dificuldades em relação ao Presídio de Joinville, que enfrentou sete fugas este ano, e falou de melhorias. Além de incremento no número de agentes prisionais e outras medidas imediatas, como algumas reformas que estariam sendo planejadas, ele disse que o governo quer redistribuir o número de unidades prisionais para desafogar as que já existem. A construção de uma unidade em São Bento do Sul está nos planos.
Colombo falou, ainda, que, com o concurso, espera ter novos 200 policiais militares e civis à disposição até o ano que vem. A compra de 600 viaturas, das quais uma parte não especificada deve vir à Joinville, também foi ressaltada.
Fonte: AN
A Notícia