moeda impostos santa 2

Quantia chega a R$ 104,7 bilhões até o dia 16 de novembro, segundo o Impostômetro

O catarinense já pagou R$ 104,7 bilhões em impostos em 2022, mostra o Impostômetro, ferramenta criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mede a arrecadação do Brasil. Nesta conta entram todos os tributos federais, estaduais e municipais, além de taxas, contribuições e multas cobradas pelas três instâncias de governo.

A quantia foi apontada em consulta feita pela coluna às 8h desta quarta-feira (16) em impostometro.com.br. A conta é atualizada em tempo real. Nesta mesma data, o país atingiu a marca de R$ 2,5 trilhões em impostos arrecadados. O montante chegou com 40 dias de antecedência na comparação com 2021.

No ano passado, a marca no país havia sido atingida apenas em 20 de dezembro. Economistas creditam o resultado aos efeitos da inflação, que impacta o preço final de mercadorias – e, com isso, aumenta a base de incidência de impostos –, e também à melhora da economia.

Segundo o Impostômetro, Santa Catarina representa 3,91% do total arrecadado no Brasil. Entre as cidades catarinenses, a maior arrecadação é de Florianópolis, seguida de Joinville e Blumenau (veja os números abaixo).

Cidades de SC com as maiores arrecadações em 2022

Até as 8h de 16/11