Problemas técnicos nos programas que auxiliam o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2022 podem prejudicar os contribuintes, especialmente quem tem imposto a pagar. Uma das falhas não permite gerar o Darf (documento de arrecadação fiscal) com data de vencimento para 31 de maio. O documento somente é impresso para pagamento em 29 de abril. A Receita prorrogou o prazo de vencimento no início deste mês.

Após o alerta da reportagem do UOL, a Receita Federal prometeu corrigir a falha ainda nesta semana, com o lançamento da versão 1.4 dos programas IRPF 2022 e GCAP 2021. Mas este não é o único problema. Veja abaixo quais são os erros e o que você precisa fazer para não enfrentar dificuldades na hora de preencher a declaração. Para resolver um dos problemas, você vai precisar instalar o programa IRPF 2022 novamente.

Programa do GCAP 2021 pode gerar Darf com data errada

A data de vencimento do imposto a pagar mudou junto com a data de entrega da declaração do IR 2022, que foi prorrogada no início deste mês pela Receita Federal, de 29 de abril para 31 de maio.

Porém, um leitor do UOL relatou que não estava conseguindo gerar o Darf (documento de arrecadação fiscal) com a data correta no programa de declaração de ganhos de capital (GCAP 2021) para pagar o imposto referente a um imóvel de herança no encerramento de um processo de espólio.

Após ser consultada pela reportagem, a Receita Federal confirmou o problema e prometeu corrigir a falha ainda nesta semana, com lançamento da versão 1.4 do programa GCAP 2021.

Quem já possui o programa instalado no computador não precisa baixá-lo novamente no site da Receita. Basta o contribuinte aguardar a atualização automática na próxima vez que abrir o programa. É necessário que o computador esteja conectado à internet para realizar a atualização.

Você também pode fazer a atualização manualmente. Com o programa aberto, acesse o menu “Ferramentas” no alto da tela. Selecione o item “Verificar Atualizações”. Se houver atualização, ela ocorrerá em seguida.

A versão do programa GCAP 2021 instalada no seu computador pode ser identificada no alto da tela, ao lado do nome do programa.

01

Se você tem imposto a pagar e gerou o Darf com data de 29 de abril, mas ainda não fez o pagamento, pode aguardar a atualização do programa e imprimir um novo Darf com vencimento em 31 de maio, sem multa.

Versão 1.0 do programa IRPF 2022 não atualiza automaticamente

A reportagem do UOL notou que a primeira versão do programa de preenchimento da declaração do IR 2022, que foi disponibilizada ao público no dia 7 de março, não está aceitando atualizações.

A Receita Federal costuma fazer atualizações periódicas do programa para corrigir erros e alterar informações, como a data de entrega da declaração e de vencimento do Darf. Por isso, a atualização do programa é importante e deve ser feita.

O problema ocorre apenas na versão “1.0”. As versões “1.1”, “1.2 e “1.3” são atualizadas automaticamente.  A versão do programa instalada no seu computador pode ser identificada no canto superior direito da tela.

Ao tentar fazer a atualização da “Versão 1.0” manualmente, acionando a opção existente no menu “Ferramentas”, disponível no alto da tela do programa, surge uma mensagem de erro de conexão com a internet.

02

Após vários testes, a reportagem constatou que não havia nenhum problema com a conexão. Procurada pelo UOL, a Receita Federal confirmou que o problema de atualização ocorre exclusivamente com a versão “1.0”.

Se a versão do IRPF 2022 instalada no seu computador é a “1.0”, a solução é um pouco mais complicada. Segundo a Receita, é necessário baixar novamente o programa de preenchimento da declaração.

Não apague o programa instalado no seu computador para não perder as informações salvas. Siga as orientações a seguir.

Clique aqui para acessar o site da Receita e selecione o programa do IRPF 2022 de acordo com o sistema operacional do seu computador (Windows, MacOS, Linux ou Multiplataforma).

O programa irá perguntar se você quer instalá-lo no seu computador. Clique em “sim”

Em seguida aparecerá a mensagem: “O programa IRPF 2022 foi encontrado na pasta indicada para instalação. Deseja preservar os dados?” Clique em “Sim”.

03

Desta forma, se você já começou a fazer a declaração, não perderá as informações preenchidas. Na próxima tela, clique em “Avançar” para concluir a instalação.

A versão disponível no site nesta terça-feira (19) era a “1.3”. A Receita informou que uma nova versão, a “1.4”, será liberada ainda nesta semana.

Após realizar os procedimentos acima, a atualização para a versão “1.4” deverá ser automática. Basta que o computador esteja conectado à internet quando você abrir o programa do IRPF 2022.

Receita e sindicato já haviam alertado para chance de falhas no programa

A própria Receita Federal e o sindicato dos auditores fiscais (Sindifisco Nacional) já haviam alertado, no fim de fevereiro, que poderiam ocorrer falhas no programa devido aos cortes no Orçamento da instituição pelo governo.

A liberação do programa para o público ocorreu somente em 7 de março, com uma semana de atraso, em função das dificuldades orçamentárias e da operação-padrão dos auditores da Receita.

Via Uol