212

GNRE Online, que uniformizou cobrança de tributos estaduais, conquistou o Prêmio TI & Governo concedido a órgãos que desenvolvem os melhores projetos de governo eletrônico no Brasil
O programa GNRE Online, implementado por quatorze Estados do país, entre eles Santa Catarina, receberá nesta quarta-feira (15) o Prêmio TI & Governo, concedido às empresas e órgãos públicos que desenvolvem os melhores projetos de governo eletrônico no Brasil. Representantes da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina participaram em 2010 do estudo que possibilitou, em 2011, a implantação do processo de geração da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), por meio do programa GNRE Online.
Antes desta ferramenta, para gerar a GNRE o contribuinte precisava instalar um programa no computador que tinha validade de apenas três meses. Vencido o prazo, o interessado era obrigado a instalar uma nova versão. Hoje, a maior parte das unidades da federação utiliza a GNRE online, o que facilita a vida do contribuinte. Para se ter uma ideia, o Estado de Santa Catarina arrecada atualmente cerca de R$ 100 milhões todos os meses por meio do sistema de geração da GNRE.
“A Fazenda estadual se orgulha de ter participado e implantado o aplicativo, agilizando e dando transparência aos recolhimentos de tributos. É a contribuição para redução do custo Brasil, permitindo ao contribuinte recolher o imposto de forma fácil, com redução de tempo e custos”, avalia o Gerente de Arrecadação da Secretaria da Fazenda, Nilson Rodolfo Scheidt.
Na implantação do programa, Santa Catarina contou com a participação da Gerência de Arrecadação e da equipe do Sistema de Administração Tributária (SAT), utilizado para gerenciar os tributos do governo catarinense. Representantes da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, que coordenaram o desenvolvimento do sistema em 2010, receberão o prêmio em São Paulo.
SEF-SC